top of page

Sobre o evento:

Sobre o evento:

            Este encontro visa firmar o campo de pesquisas em educação, ensino e infâncias no Brasil, buscando afirmar, consolidar e aperfeiçoar o lugar que a filosofia ocupa no ensino escolar, habitando um lugar de resistência da prática de filosofia com crianças e adolescentes na escola, sobretudo no ensino infantil e fundamental, historicamente alijado, juntamente com as crianças.
             O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes-UFES) busca realizar diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na forma de grupos de estudo, cursos de formação e seminários, com o objetivo de aproximar universidade e educação básica, buscando oferecer aportes teóricos e práticos para o trabalho na escola. 
A rede municipal de educação de São Mateus ocupa, atualmente, um lugar singular no que tange ao campo do ensino de filosofia para crianças ou filosofia com crianças. Por um lado, conta com experiências dessa modalidade desde 1998 (CUNHA, 2018); por outro, realizou um concurso específico para habilitados em filosofia para atuar na educação infantil e primeiro segmento do ensino fundamental. Não há registro (conhecido até o momento) de outro município brasileiro que tenha aberto concurso para professor de filosofia para crianças.
Essas mais de duas décadas da experiência de filosofia com crianças em São Mateus, em que pese as descontinuidades devido a mudanças na administração, sem interlocução com universidades ou faculdades locais, podem ser consideradas como uma vitória para os que militam pela filosofia na educação com crianças e jovens. 
              O evento pretende discutir, a partir da ideia de infância como experiência, como o novo que questiona o mundo adulto e, no entanto, se oferece à educação que, conforme Hannah Arendt (1979) e Masschelein e Simons (2014) se funda no amor que temos para apresentar o mundo aos infantes. Sua metodologia terá por base a articulação entre palestras, mesas-redondas e oficinas práticas de ensino e de filosofia, bem como de outras áreas do conhecimento, buscando atender o público-alvo, constituído de docentes da educação básica, estudantes de pedagogia, licenciaturas diversas, mestrandos e demais interessados da comunidade, objetivando analisar concepções de infância, educação e filosofia; caracterizando os pressupostos teórico-metodológicos do programa filosofia para crianças e contribuindo para a formação continuada de professores da Educação Básica, visando congregar professores de filosofia para crianças do país e do exterior, mediante palestras de convidados com produção relevante na área da educação, filosofia, infância, bem como oferecer oportunidade para que professores da cidade de São Mateus e região norte do Espírito Santo possam interagir com diversos palestrantes, oficineiros convidados (professores mestres e doutores, pós-graduandos com produção na área, de diversos pontos do Brasil), bem como professores do campus do CEUNES-UFES.
        A filosofia para crianças surge nos Estados Unidos da América do Norte, por obra de Matthew Lipman, em fins da década de 60 e inícios dos 70 do século XX, a partir da constatação de que a filosofia, tida como inacessível e difícil, podia muito oferecer à educação escolar, no sentido de contribuir na formação de cidadãos atuantes numa sociedade democrática, sobretudo no contexto de contestação social e político que o pensador experimentava.

No Norte do ES, desde 1998, o ensino de filosofia se fez presente no ensino fundamental, através do projeto “Filosofia para Crianças na Rede Pública Municipal de São Mateus”, a princípio numa Associação que atende crianças do meio popular (Nova Esperança, que funciona em convênio com a Prefeitura Municipal), posteriormente em outras escolas da Rede. 
O início do Projeto, ainda na década de 1990, buscou formação no programa Filosofia para Crianças, criado por Matthew Lipman (LIPMAN, 1990, 1994), representado no Brasil pelo Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC). Grupos de professores fizeram formações para o manejo da metodologia do programa, centralizado nas novelas filosóficas do filósofo estadunidense, dirigidas ao desenvolvimento de habilidades lógicas de pensamento das crianças, da pré-escola às séries finais do ensino fundamental. 

       A contribuição esperada do projeto deste evento centra-se, sobretudo, mas não exclusivamente, na formação continuada para professores da educação básica, na interação e participação ativa mediante oficinas em que serão apresentadas didáticas, práticas, metodologias de ensino na educação básica.
Frisamos que este evento se configura como uma ação impar na região norte do Espírito Santo, historicamente distante dos grandes centros produtores e difusores do conhecimento acadêmico, sobretudo aquele relativo à educação. 
           A Universidade, juntamente com parceiros, como a Prefeitura Municipal de Educação, a Faculdade Vale do Cricaré, entende que tal ação busca realizar sua missão institucional de difundir o conhecimento, as artes e as tecnologias, além de proporcionar acesso de professores do interior do país a pesquisadores experientes e referência nacional e internacional em sua área de atuação.
bottom of page